domingo, 6 de setembro de 2009

CONJUNTO MUTILADO

"Há algo de mágico nas velhas fotografias. A primeira das sensações mágicas está no fato das velhas fotografias, pelo menos no Brasil, teimarem em resistir, perdurarem ao abandono, superarem a umidade, o calor excessivo e o pouco caso que se dá à preservação da memória." Graças ao desenvolvimento tecnológico que elas existem, até mesmo para deixar registrado.
O conjunto arquitetônico construído sob a orientação dos religiosos franceses entre o final do Século XIX e início do Século XX, era carregado de significados oriundos da cultura religiosa do velho mundo. A monumental e imponente Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional - TO, foi construída de acordo com a metáfora “estarei contigo até o final dos tempos”. O Palácio Episcopal, dado o seu significado eclesial, "era" imponente e rico nos detalhes.
Até o início dos anos cinqüenta do Século XX, formava, com a Catedral e o Seminário Menor, o estilo de arquitetura que se desenvolveu com a queda do império romano a cerca de mil anos atrás: arcos e janelas com semicírculos perfeito (centro único), característica arquitetônico do estilo românico.
O conjunto: a casa dos santos - a Catedral; a do bispo - o Palácio Episcopal e a dos vigários - o Seminário, apresentavam entre si harmonia no estilo, embora guardassem diferenças proporcionais à importância do seu habitante.
Lamentável foi a mutilação que se processou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial